quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

S/ neurose #4 - 27/11/10

Se Jesus Disse "dá a César o que é de César e dá a Deus o que é de Deus", por que Zaqueu era considerado pecador, sendo que ele estava apenas fazendo o trabalho dele?
R.: Zaqueu era chefe dos publicanos (cobradores de impostos). Ele era tido pelos judeus como traidor, pois cobrava impostos para o império romano. Os fariseus (grupo de judeus devotos à Torá) acusavam os publicanos de pecadores por causa do trabalho deles para Roma, e dos valores muitas vezes extorsivos dos impostos. Portanto, os acusadores de Zaqueu eram os fariseus e não Jesus. Os fariseus o condenavam, mas Jesus se achega a ele. Em nenhum momento Jesus o condena por seu trabalho.

4 comentários:

  1. mas a pergunta era pq ele era acusado de ser pecador, bom é só ler e ver q Jesus ñ o acusou, mas a questão ñ é essa, bom zaqueu no final, depois de seu arrependimento disse q daria se dinheiro aos pobres e (vs8) se defraudei - roubei - alguem vo dar 4 vezes mais, poxa se ele disse isso é pq bem provavelmente ele tinha passado a mão na grana dos caras acho então que por esse motivo ele era tbm considerado um pecador!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Existem 2 motivos principais pelos quais Zaqueu era considerado pecador pelos judeus.
    1 - Ele era um judeu que servia aos romanos e portanto era tido como um traidor.
    2 - Ele não cobrava impostos justamente,cobrava valores abusivos.

    ResponderExcluir

O Ministério Conexão agradece seu comentário.